Ouro em Almas (História de ouro enterrado)





A Cidade de Almas, surgiu através da exploração de ouro. Dizem os historiadores, que daqui, na época do Brasil Colônia, saíram muitas arroubas de ouro, que foram enviadas para Portugal. Na década de oitenta, auge dos garimpos em Almas, muitos garimpeiros de várias partes do país, consertaram as vidas por aqui, extraindo ouro.    Mas trazendo a história para dias mais recentes, a Companhia Vale do Rio Doce, também arrancou muitos quilos de ouro deste pedaço de chão.
O Município de Almas, sempre foi rico em minerais e pedras preciosas. A prova e tanta, que sempre que chove, as pessoas costumam catar ouro nos corredores de água. Eu mesmo já achei várias pepitas pequenas. 
Contam os mais velhos deste torão, muitas histórias de ouro enterrado por aqui. Pessoas que por não terem cofres, colocavam o ouro em garrafas de vidro, potes de barro, e enterravam. Era uma espécie de poupança. Só que segundo relatos históricos verbais, quando a pessoa morria e deixava o ouro enterrado, a Alma ficava inquieta, e só sossegava quando alguém arrancava o ouro que ela enterrou.
Por aqui tem muitos buracos que dizem ter sido abertos por pessoas que arrancaram ouro dado por pessoas que já morreram. 
A pessoa sonha com ouro enterrado, tem que ir meia-noite arrancar, se sonhou que estava sozinho, tem que ir só, caso contrário, chame quem estava com ele no sonho. 
Dizem que no momento que se encontra o ouro, aparecem muitas livusias, para atrapalhar a retirada, para assim, a Alma continuar inquieta. Tem que ter muita coragem, pois  aparecem besouros, marimbondos, berro de bode, choro de menino, e outras coisas mais. Após arrancar o ouro, tudo se silencia. É nesse momento, que a Alma do que enterrou o ouro, ganha o sossego eterno. 


Próximo
« Ir
Anterior
Ir »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Unknown
admin
23 de fevereiro de 2022 às 13:19 ×

Por isso q o nome da cidade é Almas?

Parabéns Unknown !
Resposta
avatar