Você sabe o que é Monjolo??












O monjolo se parece com uma gangorra: é um pau grosso que oscila sobre um eixo. Uma das pontas dessa gangorra, pau grosso, é cavada por um artesão, pode ser a machado, a fogo, a enxó, formando um buraco, um vazio, colher imensa. Na outra ponta, fincado na madeira da gangorra, está o pau do pilão e, debaixo dele, o pilão onde se põe o arroz para pilar ou milho para triturar. Como é que funciona? Essa máquina é construída debaixo de um cocho por onde a água corre. A água do cocho cai no buraco da colher. Quando a água enche o vazio, a gangorra se desequilibra pelo peso da água, e se inclina para o lado do peso maior. Mas, ao se inclinar, a água que enchia o vazio escorre. O vazio fica de novo vazio e leve. Novo desequilíbrio. A gangorra cai na direção da extremidade do monjolo onde está preso o pau do pilão. O pau grosso da gangorra, pesado, desce com força. e o pau do pilão bate no fundo do pilão, quebrando os grãos ou apenas descascando no caso do arroz… E assim o monjolo trabalha a noite toda, enquanto os homens dormem.
Hoje a cidade de Almas, tem um bairro denominado: Setor Monjolo, muitos escrevem ou pronunciam (Minjolo, Manjolo, Monjol, Manjole), o nome correto é MONJOLO, e o setor recebeu esse nome, por ser localizado próximo ao córrego Monjolo. O córrego Monjolo recebeu esse nome, porque existia à sua margem, uma engenhoca desse ai, um monjolo.  Provavelmente esse monjolo tenha sido construído por escravos, ou por moradores de tempos muito remotos que habitavam por aqui. Pra quem conhece o referido córrego Monjolo, o monjolo ficava acima do antigo poção, próximo a umas mangueiras que existia por lá.
Hoje o córrego Monjolo está praticamente seco, mas nesse referido córrego, mais precisamente no Poção, eu me afoguei quando criança, e hoje as suas águas em alguns lugares, não cobrem o pé de uma pessoa.
Próximo
« Ir
Anterior
Ir »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Unknown
admin
11 de janeiro de 2024 às 17:07 ×

Bacana essas informações são muito importante para a presente e também das futuras gerações.

Parabéns Unknown !
Resposta
avatar