Festivais de Músicas em Almas














CONHECENDO A HISTÓRIA DOS FESTIVAIS EM ALMAS-TO

No ano de 1989
, no inicio da  gestão do então prefeito, Goianyr Barbosa, foi realizado um Festival de Intérpretes, na Praça São Miguel, quem venceu esse Festival foi Armendes Barbosa interpretando a música SERAFIM E SEUS FILHOS. Com a música Tapas e Beijos, ficou em segundo lugar, uma moça que morava próximo a casa do Saudoso TUTICO. Neste dia, na entrega da premiação, o então Prefeito Goianyr Barbosa, anunciou que no mês de julho deste mesmo ano, em parceria com Wesley Rocha e Juraça, iria realizar o I FESTIVAL DE MÚSICAS INÉDITAS DE ALMAS, e de fato,  foi realizado em Almas – TO, o I Festival da Canção de Almas, organizado por Juraça e Wesley Rocha, com apoio total da prefeitura municipal de Almas,  o mesmo  aconteceu  no Colégio Alberto Rodrigues da Silva, hoje Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, no mês de julho. Neste I Festival  foram inscritas doze músicas, o acompanhamento ficou por conta da Banda Spiá, formado pelos filhos do Sr. Abner do Pit-dog. Armendes Barbosa, com a música Raízes, foi o grande vencedor deste festival.
No ano de 1990, foi realizado o II Festival da Canção Almense, organizado pelos mesmos idealizadores do I e com total apoio da Prefeitura Municipal de Almas, e neste ano a grande campeã foi a música, De dois não Existe Solidão no Sertão, interpretada por  Valtinho e Marilena.  Gilberto com a música  A Viagem, ficou com o 2° lugar, Armendes com a música Realidade, ficou com o 3° lugar, Cheiroso e Luciana com a música São Jorge Guerreiro, ficaram com o 4° lugar, Mauro da Nóbrega, com a música Desejos ficou com o 5° lugar.
No ano de 1991, o festival já tomava grandes dimensões, tanto no sentido de divulgação, como de organização. Sempre acontecendo no mês de julho, este já se tornava tradição na cidade de Almas, os almenses que estudavam, e até moravam em outras cidades, vinham para cá nesta época para prestigiar o festival e torcer por seus artistas favoritos.
O festival deste ano III Festival da Canção de Almas foi  organizado pelo Próprio Colégio Alberto Rodrigues da Silva, com o apoio da prefeitura municipal e os garimpeiros de Almas, no que diz respeito à premiação e patrocínios. Armendes Barbosa, vencedor do I festival, e 2° lugar no II festival, era dentre os artistas  Almenses, o mais cotado para brigar pelo 1° lugar. Mauro da Nóbrega, vinha de um 4° Lugar no I festival, e um 5° Lugar no II festival, não era aposta ao 1° Lugar. Mas  para surpresa de todos, Mauro da Nóbrega, com a música O Canto do Vaqueiros, foi o grande vencedor deste festival, comentado até hoje como um dos melhores festivais realizados em Almas-TO, tanto no que diz respeito ao público, como na qualidade das músicas apresentadas. Armendes Barbosa, com a música O Regresso, ficou com a 3° colocação.  Neste ano, Tutico e Tonho Barinha ganharam o Prêmio povão, e levaram um bezerro como prêmio. 
Em 1992, o festival já era tradição, e no IV Festival da Canção de Almas com a música O Cheiro da NaturezaMauro da Nóbrega vencedor do festival do ano anterior, ficou mais uma vez com o 1° Lugar. E Armendes Barbosa com a música Trovão de Primeiras Águas, ficou com o 2° lugar.
Em 1993, o V Festival da Canção de Almas, intitulado de FESTIPOP, teve grande rivalidade, as pessoas comentavam nas ruas, que Mauro da Nóbrega não poderia vencer este festival, pois já havia ganhado dois festivais seguidos, e assim tirava as chances dos outros participantes, muitos diziam que não iam mais participar, porque só ele ganhava. Neste ano então, o vencedor foi, Abdoran, com a música, Homem de Deus,  Armendes Barbosa com a música Cadê Meu Chapéu de Palha, ficou com o 2° lugar, e  Mauro da Nóbrega com a música Força Nossa, ficou com o 3° lugar.
Em  1996, após dois anos sem a realização do tradicional Festival de Músicas, que Abdoran teve a iniciativa de realizar o VI Festival da Canção Almense, e com o apoio da prefeitura e do comercio local, conseguiu realizá-lo. Este não mais aconteceu no Colégio, e sim na quadra coberta. Onde mais uma vez, Mauro da Nóbrega conseguiu agradar aos jurados e ao público presente com a música O Que Será de Mim, ficando com o 1° lugar.
No ano de 1998, Abdoran com apoio da Prefeitura Municipal de Almas, Comerciantes locais, Empresários etc.,  organizou o I Canta Sudeste (Festival de Música da Região Sudeste do Estado do Tocantins). Este festival contou com a participação de artistas de várias cidades do estado, e mais uma vez, Mauro da Nóbrega foi o grande vencedor, com a música Chamas da Destruição
Em 2000, foi realizado o II Canta Sudeste, e o grande vencedor deste ano foi Everton dos Andes, participante da cidade de Porto Nacional, com a música ManoMauro da Nóbrega, ficou com o 4° lugar com a música Selva de Cimento e Solidão.
Em 2003, foi realizado o III Canta Sudeste, este foi o primeiro festival de música realizado em praça pública,  aqui na cidade de Almas, o mesmo se deu nos dias 14 e 15 de novembro, data esta em que se comemora o aniversário da cidade de Almas. Organizado por Abdoran Eventos Culturais, este festival contou com a participação de artistas de várias cidades do Estado, e mais uma vez, o grande vencedor deste festival foi, Mauro da Nóbrega,  com a música Um Novo Amanhecer, o segundo lugar ficou com Juraça da cidade de Dianópolis, com a música Tocantins Estou de Volta, o terceiro lugar ficou com Keite Araújo da cidade de Porto Alegre - TO. Em 2004 e 2005, não houve realização do festival.
Em 2006, foi realizado o IV CANTA SUDESTE com o apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Almas e prefeituras da região sudeste e empresas privadas, com mais 50 músicas inscritas de todo o estado, o festival foi um sucesso teve a divulgação do Jornal do Tocantins em massa e divulgação na TV Cultura e outros Jornais do Estado, mais de 2.000 pessoas aplaudiram os concorrentes na quadra coberta da cidade de Almas-TO.  Desta vez tivemos uma surpresa, sem espaço em festivais no estado do Tocantins duas bandas Gospel fizeram inscrições no canta sudeste, eles foram classificados e a banda Faith de Palmas foi a vencedora com a música Novo dia.
Em 2007, o V Canta Sudeste foi sem duvida um dos maiores em todas as edições dos festivais da região sudeste. Com mais de 70 inscritos, 24 músicas foram classificadas para a semi-final na cidade de Almas. Com uma ótima divulgação em todos os meios de comunicação do estado  e destaque em capas dos principais jornais escritos do estado como: capa do Jornal do Tocantins na revista Arte e Vida e capa do jornal do estado na revista de cultura e um público recorde, gravação de um clip do cantor Braguinha Barroso, gravação do DVD do cantor Berg Moreno e vários shows com os principais artistas do Estado. O vencedor do 5° Canta Sudeste foi: 1° lugar Querem Hapuque  de Palmas-TO (música Iara). O Canta Sudeste, por falta de apoio ficou 3 anos sem realização. (2008, 2009 e 2010).
Em 2011, VI Canta Sudeste,  recebe o apoio da cidade de Dianópolis-TO cidade pólo da região sudeste do estado do Tocantins, e pra surpresa de todos a cidade de Dianópolis teve um dos maiores aniversario que o povo já presenciou mais de 10 mil pessoas. Com os participantes mostrando suas belas canções inéditas o povo simplesmente aplaudiu os artistas de forma calorosa.  Cinco shows completaram a festa,  quatro bandas Tocantinenses e um show Nacional da Cantora Maristella Miller revelação do carnaval de Salvador. A classificação ficou assim: 1º lugar: Aristóteles de Dianopolis-TO (nova chance).
Em 2012, acontece o VII Canta Sudeste, na sua cidade de origem que é Almas. Com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria Estadual de Cultura. Este evento aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, onde 20 músicas foram apresentadas, e aconteceu também o show das bandas, Swing Nativo, Forro Perfeito e da Dupla Sertaneja Davi & Gabriel. Este festival teve a premiação Geral, e a premiação local. Darwinson com a música Natureza, foi o grande vencedor deste festival. Mauro da Nóbrega com a música Simplicidade, ficou com o 1º Lugar Local e 6º na classificação geral. 





 


































Próximo
« Ir
Anterior
Ir »